segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eleições e as Redes Sociais

As eleições estão aí. Enquanto o povo se prepara para assistir à Copa do Mundo, os candidatos já esquentam os tambores fechando as alianças locais, ganhando espaço nas cidades, nos palanques, nos showmícios, e claro nas propagandas eleitorais.
De olho em tudo que acontece na terra do Tio Sam, por aqui os candidatos querem saber como é essa tal rede social que ajudou a eleger Barack Obama em 2008. Então, a corrida agora é em busca de informação. Hoje a candidatura que se preze não poderá ficar distante do nicho virtual que reúne blogueiros em Twitter, Facebook, Youtube, e outros blogs em alta.
Nesse meio, se encontra boa parte dos formadores de opniões, palpiteiros, curiosos e também fofoqueiros. Os candidatos não pensam mais em estratégias apenas reais, vão ter de analisar também as virtuais.
E os analfabetos virtuais se vêem obrigados a aprender, por exemplo, como ampliar número de seguidores, levar uma mensagem em 140 caracteres em tempo real, estar próximo e acessível aos eleitores.
Resumindo: vai colocar a cara para bater. Para bater sim, mas para se defender também.
No joguete virtual vale fazer propaganda, contra-propaganda, atacar, defender e ainda lançar uma idéia. E é melhor estar dentro desse mundo, do que por fora.
Estrategistas temem as manifestações criativas na rede. E pode ser mesmo preocupante uma fofoca virtual chegar a pautar o voto real.
Quem se recorda da Campanha de 2006, quando circularam em e-mails informações de Geraldo Alckmin que, se eleito, ele faria privatizações? O candidato esperto, preocupado com a imagem, e com os novos tempos já entende o be-a-bá da informatização: o vento que sopra na rede social virtual é o mesmo que chega ao mundo real.
E é melhor se prevenir do que remediar...
Se alguém quiser entrar na batalha fique à vontade, essa é a vantagem da rede social, uma frase pode influenciar na escolha de um candidato! E mais, será que você consegue arrancar uma resposta do seu candidato para fechar a questão sobre seu voto?
Tentar... todos podemos, então entre e fique à vontade para dar uma espiadinha neles:
Twitter oficial dos candidatos à Presidência:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Artigo objetivo e inteligente que coloca o leitor por dentro dos meandros do vale-tudo eleitoral na luta pelo voto e lhe dá armas para fazer uma escolha mais pensada e espero que menos errônea sobre aqueles que devem gerenciar nosso país.

    ResponderExcluir