sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nota Nada Legal

Quando os brasilienses acompanharam o lançamento da Nota Legal vieram várias dúvidas: será o Leão querendo me perseguir? Será bom para o comércio? Será bom para o contribuinte?
Hoje não há dúvidas, o programa Nota Legal criado para incentivar os consumidores a pedirem nota fiscal nos estabelecimentos está à beira da falência e mostra para que veio. O consumidor sente-se enganado e o comerciante desanimado!
O site da receita federal do Distrito Federal que deveria contabilizar as notas fiscais dos consumidores não está apresentando baixa das notas.
O GDF diz que a culpa é dos logistas que não repassam informação, os logistas se defendem: garantem que o sistema é automático e que a secretaria não está dando baixas das notas fiscais.
Ou seja, aquele honesto cidadão cumpridor dos seus deveres está sendo usado pelo governo local que aumenta as arrecadações sem cumprir com a palavra. Ao lançar o Programa Nota Legal, o GDF garantiu que daria descontos no IPVA ou créditos em Conta Corrente como contrapartida.
Mas, como icentivo não é dado, os contribuintes já começam a deixar de lado o hábito que mal estava sendo implantado.
Ao mesmo tempo, comerciantes que ficaram sem redução de impostos e sem incentivos com o Programa Nota Legal começam a ter dificuldades em fazer o negócio esquentar...
Não estou defendendo aqui a sonegação de impostos, mas uma organização fiscal por parte do GDF.
Assinado: contribuinte otário!

2 comentários:

  1. Cara, permita-me discordar.
    Tenho ganho muitos créditos e basta saber um pouco mais e ter um pouco mais de trabalho para conseguir resultados. O pregrama tem sim muitas falhas, mas a concpção é excelente.
    Se quiser saber mais: http://notalegaldf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara Marina, como vai? Vi que seu comentário tem mais de um ano, mas mesmo no ano passado, não observei o fato narrado por você. O que tenho percebido é que empresas da área de supermercados não nos tem gerado créditos na maioria das vezes e quando gera, o percentual é ridículo. Observe nos seus extratos mensais os cálculos e verá que muitas vezes a nota entra, mas o valor a ser restituído é de "0,0" reais. O contribuinte deve protestar contra este fato. Forte abraço, Alexandre Guerreiro Taui. http://ideiasnacapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir