quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diretora ameaça: "vou ligar para sua redação"

Inevitável não deixar registrados aqui os bastidores da reportagem que fiz hoje com o repórter cinematográfico Edgar de Andrade para o DF TV. Fomos escalados para verificar denúncia de alunos que estão sem professores no CEF 3 de Taguatinga. Na porta do colégio, todos os alunos afirmaram não ter há muito tempo aulas de português, artes, história, ed. física e outras mais...
Além das aulas, os alunos e pais afirmaram que a direção estava liberando os alunos antes do fim do horário, o que contraria orientação da secretaria de educação.
É bom lembrar que: alunos fora de sala de aula no horário escolar pode ser perigoso, como facilitar um descaminho, e até mesmo pelo trânsito.
Bem, terminamos de fazer as entrevistas e entrei sem a câmera para pedir informações à vice-diretora do CEF 3, Luciene Rodrigues Xavier. Mas em vez de sairmos com uma checagem rápida de informações, por exemplo, quantos professores têm faltado e por quê, recebemos uma ameaça da vice-diretora.
A vice, além de não sair da sala da direção para receber esta repórter, pela janela com grades, ameaçou que LIGARIA para o editor-chefe da redação para dizer que estávamos fazendo "algazarra".
A algazarra que ela se referia não era nossa, mas sim dos alunos que gritavam: "queremos professores!"
Ela nos responsabilizou e como forma de penalização disse que não esclareceria nada para a equipe de reportagem e que procurássemos a regional de ensino. Foi o que fizemos. Graças à "recomendação" da vice-diretora conseguimos todos os dados. Cerca de 1700 alunos estudam no CEF 3, a escola não é autorizada para liberar alunos mesmo sem professores. E comprovamos, então, que o nervosismo da vice era porque no fundo ela sabia de sua responsabilidade para conseguir substituir os professores, que deixaram aviso prévio de que tirariam licença.
Para a vice-diretora faltou um midia training, aulas de como lhe dar com a imprensa, que está ali cumprindo o trabalho de registrar as angústias da população que depende do ensino público.
Luciene Rodrigues Xavier, tirou nota "0" nesse quesito e acabou ganhando um DESTAQUE maior do que o previsto na reportagem de Marina Costa, Edgar de Andrade e Tânia Costa - editora DFTV.
Esta vale a pena assistir:

Um comentário:

  1. Até o fim deste artigo, a vice-diretora não havia ligado para a redação. Ainda estamos abertos a ouvir suas reclamações...

    ResponderExcluir