sexta-feira, 26 de março de 2010

País das Isabellas

    O resultado do júri popular ainda não saiu. Mas os profissionais do Tribunal do Júri sabem que os sete jurados são cruéis quando o assunto é um crime tão covarde, no caso, uma vítima criança. Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni já estão cumprindo pena e esperam apenas a formalização de uma sentença emanada do Poder Judiciário. Através da Perícia Técnica, provas e indícios foram colhidos dos vestígios largados pelo crime. Eles foram mastigados por laudos e para se tornarem digestíveis pelos juízes leigos foram transformados em um vídeo com a versão mais óbvia dos fatos. Veja vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wpuKh2MFe2w
    Mas, o vídeo é uma junção de provas técnicas, sem a versão verdadeira do que realmente o casal teria feito ou combinado contra a pobre indefesa Isabella. Isso, provavelmente, nunca saberemos, pois o casal prefere levar a versão dos fatos para as grades.
    Esse assunto trás à tona uma reflexão importante para cada família brasileira. A violência doméstica existe, e diariamente, crianças são retiradas da família e levadas para um abrigo “frio”, onde recebem cuidados domésticos, mas sem amor fraternal. Ainda sim, é melhor do que serem violentadas constantemente no próprio lar onde nasceram. Tiradas de casa, ficam à espera de um destino incerto, alguém quer adotar uma criança?
    A diferença é que Isabella tinha o lar da mãe e dos avós maternos cheios de carinho, atenção e amor. Mas outras “Isabellas” gritam por aí sem ter para onde ir. Há juízes no Brasil que levam à sério a política de adoção às crianças. Tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Juiz Marcos Bandeira, da vara da infância e juventude de Itabuna - BA, ele adotou a pequena Francielle, quando começou a enfrentar a dura realidade de crianças sob tutela do Estado .
    Parabéns pelo exemplo e pelo grande coração de pai que sempre cabe mais...
    Essa reportagem em Itabuna é tema do Programa Brasil.Jus da TV Justiça desta semana. Veja detalhes da história de meninos e meninas que ganharam novos pais, novo lar, nova certidão e a chance de ter uma família de verdade. É Neste sábado 26/3 às 21h30, com reprises: Domingo 0h - Segunda 20h30 - Quinta 10h30 e Sexta 22h30. Veja o programa também aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-UKGsnrQLow

Um comentário:

  1. Olá Marina! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão e desejo que tenha uma ótima semana!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir